quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Hotel Califórnia


Hotel Califórnia



Com a letra bem abstrata, não demorou a surgir muitas teorias em relação à letra da música, desde que o Hotel Califórnia seria um prostíbulo, até a versão mais difundida de que se trata de uma igreja do diabo.

No entanto em uma entrevista, os integrantes do Eagles afirmaram que a música fala sobre os efeitos das drogas.

E de fato, "Hotel Califórnia" foi o nome dado ao "Camarillo State Hospital", localizado no Município de Ventura, entre Los Angeles e Santa Bárbara, que esteve em operação de 1936 a 1997. Durante o seu apogeu entre as décadas de 1950 e 1960, o Hospital estava na vanguarda do tratamento de pessoas com problemas mentais. Exemplo disto foram os procedimentos médicos desenvolvidos para a esquizofrenia. Muitos destes programas iniciados no "Camarillo" ajudaram pacientes, anteriormente relegados a uma vida de confinamento em uma instituição, serem capazes de sair do hospital e se tornarem (pelo menos quase) independentes. O Hospital continuou a ser um líder na pesquisa de medicamentos e terapias nos anos subseqüentes. Fora um dos primeiros a lidar com autismo.

O hospital encerrou suas atividades em final de Junho de 1997 com os pacientes, pesquisas e instalações movidas para outros locais. Devido à proximidade com a mídia de Los Angeles, foi referido em filmes, televisão e música. Alguns famosos que sofreram de doenças mentais, tuberculose ou desintoxicação por drogas ou álcool, estiveram lá para se recuperar. Charlie Parker Jr. escreveu, enquanto esteve se desintoxicando do vício de heroína, "Relaxing in Camarillo".

"Camarillo" foi destinado a se transformar em uma prisão, contudo, por interesse da comunidade, hoje é a Universidade do Estado da Califórnia. A maioria dos edifícios do Complexo foram preservados e restaurados, inclusive a torre com sino das missões, original de 1930, que é referenciado nesta música, entre outros.


De fato vemos muitas referências sobre as drogas na letra...
Por exemplo:

"Você pode desocupar o quarto a qualquer hora que deseje, Mas você nunca pode ir embora!".

Seria o mesmo que mostrar se torna dependente das drogas pode até dar um tempo, mais na real, nunca conseguem se libertar por completo. E é isso que se aprende no AA, você está curado, desde que não de o primeiro gole.

Tiffany, seria a personificação da droga, ela tem muitos amigos (dependentes), que a usam para:

"Como eles dançam no pátio, doce suor de verão, Alguns dançam para lembrar, alguns dançam para esquecer."

Afinal uns usam drogas por prazer, outros para esquecer o sofrimento do cotidiano real...

"Minha cabeça ficou pesada e minha visão ficou turva, Eu tinha de parar por causa da noite."

Dizem que isso acontece com quem está em crise de abstinência...

"Este poderia ser o Paraíso ou este poderia ser o Inferno".

De inicio é tudo muito bom, mais quando a dependência pega é que começa o problema...

"Cheiro ardente de baseado, se arguendo pelo ar. Mais afrente na distância, eu vi uma luz cintilante."

Um sonho onde o cara fica preso, uma alucinação, uma clinica pra dependentes...

Mas no final, não se surpreenda e nem tente entender muito. A maioria dos clássicos do foram compostos sob efeito de inúmeras substâncias ilícitas, que sabe lá o que esses malucos faziam.

Clique na foto abaixo para conhecer o verdeiro Hotel Califórnia.

Hotel Califórnia

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes